Pirenópolis é destaque nacional em Monitoramento no turismo
Estudo do Ministério do Turismo revela e premia destinos que mais se destacaram em 13 quesitos avaliados
Pirenópolis (GO) foi premiada, em Brasília, por registrar a maior evolução no quesito Monitoramento do Índice de Competitividade do Turismo Nacional 2014, uma pesquisa do Ministério do Turismo em parceria com o Sebrae Nacional e a Fundação Getúlio Vargas. A série histórica do levantamento, que começou em 2008, avalia anualmente o nível de desenvolvimento de 65 destinos considerados indutores do turismo regional. A pesquisa mede avanços em 13 critérios relacionados à atividade turística.
O desempenho do destino na variável Monitoramento foi notável: em 2013 a cidade conquistou 25,2 pontos, nota que aumentou para 42,9 em 2014. A cidade goiana se destacou no desenvolvimento de pesquisas de oferta e demanda do setor, sistemas de estatísticas de turismo e aferição dos impactos locais da atividade turística. Entre os fatores que mais contribuíram para o aumento da pontuação do destino, está o planejamento estratégico das políticas públicas focadas em ecoturismo e turismo cultural – atributos que estão entre os pontos fortes do destino.
Para o ministro do Turismo, Vinicius Lages, os exemplos de superação e inovação no turismo provam que o setor vem ganhando importância como atividade econômica em todos os estados brasileiros. “Monitorar e medir as ações desenvolvidas se torna vital quando o objetivo é aperfeiçoar estratégias e identificar erros e acertos das políticas públicas”, afirma Lages.
Além disso, também houve progresso na nota geral de competitividade do destino: a média de Pirenópolis passou de 53,6 para 56,5. Receber turistas é a principal atividade econômica do município, segundo a Secretaria Municipal de Turismo: recebe cerca de 300 mil turistas anualmente.
índice Geral
As 13 variáveis consideradas no relatório do Índice de Competitividade do Turismo Nacional são: Infraestrutura Geral, Acesso, Serviços e Equipamentos Turísticos, Atrativos Turísticos, Economia Local, Capacidade Empresarial, Aspectos Ambientais, Marketing, Políticas Públicas, Cooperação Regional, Monitoramento, Aspectos Sociais e Aspectos Culturais. A versão 2014 do estudo é a sexta da série histórica.
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