Goiânia apresenta-se forte e resoluta em sua caminhada rumo ao destaque que conquistaria mais tarde no cenário nacional. Em seu livro, Mendonça Teles descreve a Capital “com milhares de carros conduzindo homens apressados, em busca do primeiro minuto. Três canais de televisão, três jornais diários e outros semanários, um estádio de futebol entre os primeiros do Brasil, Serra Dourada, do Vila Nova, do Atlético, do Goiás e do Goiânia e o povão de radinho em punho e o grito de gol quebrando a tarde de domingo, que se emenda ate a Praça Tamandaré, onde motoqueiros fazem acrobacias nos olhos da namorada. Siron Franco, o menino prodígio, assombra o Brasil com suas telas onde “pululam anões”, velhas caquéticas, bispos croroticos, potentados góticos, figuras catapleticas , “carcaças carcomidas”, no dizer de Millor Fernandes, Osmar Souto, Cleber Gouveia, Amaury Menezes, D.J. Oliveira, Alcione, Vanda Pinheiro, Iza Costa vão gravando, em suas telas, a caminhada do homem e as coisas que o armaram ao universo, Maria Guilhermina, Poteiro e Neuza Moraes dando vida e sentimento as coisas inanimadas, esculturas vivas movimentando o nosso universo cultural”.
DADOS DA CIDADE
Aniversário da Cidade
24 de outubro
População
1.333.767
Distância de Goiânia:
0 km
Wikipedia
Goiânia
Economia
Goiânia é um dos maiores centros financeiros do Brasil, e sua economia é caracterizada pela predominância do setor terciário, o qual concentra 80% da economia do município, com destaque para a saúde, atividades imobiliárias e administração pública. Goiânia está entre as capitais brasileiras que mais geram emprego no Brasil.
Dados Históricos
Em setembro de 1987, Goiânia foi palco do mais grave acidente radiológico já ocorrido no continente americano e o maior do mundo em área urbana. Na ocasião, mais de 240 pessoas foram expostas à radiação quando dois catadores de lixo desmontaram um aparelho de radioterapia, removendo dele partículas da substância radioativa Césio-137.
Outras Informações
Lorem Ipsum é simplesmente uma simulação de texto da indústria tipográfica e de impressos, e vem sendo utilizado desde o século XVI, quando um impressor desconhecido pegou uma bandeja de tipos e os embaralhou para fazer um livro de modelos de tipos.
Últimos Comentários