Humanização e multidisciplinaridade são ações que permeiam o atendimento no Hospital de Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária Alberto Rassi (HGG), em Goiânia. Na prática isso significa um melhor atendimento prestado aos pacientes, por meio de uma equipe composta por diversos profissionais (médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, entre outros) que atuam de forma complementar e integrada.
“Aqui a gente consegue oferecer um atendimento humanizado de fato, e também conseguimos trabalhar com todos os profissionais integrados, todos nós temos um foco só, que é atender o paciente com respeito e dignidade” pontua o diretor de Ensino e Pesquisa do HGG, o médico pneumologista Marcelo Fouad Rabahi.
Ele explica que atendimento humanizado supera um simples e rápido diagnóstico, e engloba desde atenção dispensada ao paciente no primeiro contato dele com o hospital, chegando até a qualidade, limpeza e higienização das enfermarias, dos leitos, dos corredores do hospital, dos banheiros e os cuidados com as refeições, entre outras coisas. Dentro do HGG, todos esses cuidados significam o atendimento e a adequação a padrões voltados para o bem-estar do paciente.
Títulos recebidos
O HGG recebeu no começo deste mês de dezembro, o Título de Acreditação Plena Nível 2. O certificado recebido pelo hospital é chancelado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), membro da maior entidade de acreditação de serviços de saúde no mundo, a International Society for Quality in Health Care, a ISQua. Para conseguir o nivel 2 da Acreditação Hospitalar, o HGG precisou atender aos critérios de segurança do paciente, gestão integrada, fluidez dos processos e plena comunicação entre as atividades.
Gerenciado pela Organização Social Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), o HGG é considerado pioneiro na gestão da qualidade, por ter sido o primeiro hospital público a conquistar o título de Acreditação Hospitalar no Centro-Oeste, ainda em 2014 (o Título de Acreditação Plena Nível 1, concedido pela mesma organização). Para o segundo nível da certificação a unidade precisou, além de atender aos critérios de segurança do paciente, apresentar uma gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e promovendo a plena comunicação entre as atividades.
Em Goiás, além do HGG, apenas o Centro de Reabilitação e Readaptação Henrique Santillo (Crer) conquistou o nível 2 da Acreditação Hospitalar. Possuem o nível 1: o Hospital de Doenças Tropicais (HDT), em Goiânia; e o Hospital de Urgências do Sudoeste (Hurso), em Santa Helena de Goiás.
Usuários
Marcelo Rabahi explica que os títulos recebidos pelo hospital significam, para os pacientes, a segurança de serem tratados dentro de protocolos clínicos utilizados nas melhores práticas clínicas desenvolvidas no mundo inteiro. “Ele vai ser tratado aqui como seria em um hospital de São Paulo ou dos Estados Unidos, pode ser que haja, nesse caso, diferenças de níveis de investimento, mas o rigor na avaliação da qualidade feita pela ONA é o mesmo, tanto aqui quanto em hospitais de outras localidades, e a certificação de qualidade é a garantia de que o atendimento prestado aqui pode ser comparado aos melhores atendimentos do mundo”, garante ele.
Colaboradores Em relação aos servidores e colaboradores ele afirma que trabalhar em uma instituição acreditada internacionalmente é importante pela expectativa dos profissionais que ali atuam em desenvolver uma medicina que respeita o usuário. “Trabalhar aqui também é uma oportunidade de desenvolver tudo o que aprendemos na faculdade, todos nós temos aqui a oportunidade de desenvolver algo que muitas vezes, ao longo do tempo, e por conta de difíceis condições de trabalho acaba se perdendo um pouco. Trabalhar em um hospital acreditado significa exercer a nossa profissão com a instituição dando respeito para a gente, e a gente dando respeito e dignidade no nosso atendimento”, diz ele.
Ensino e pesquisa
Além da assistência hospitalar a unidade também trabalha com ensino, pesquisa e extensão universitária. De acordo com Marcelo Rabahi, o fato do hospital oferecer atendimento de qualidade aos pacientes faz com que seus residentes possam ter acesso a um ensino qualificado. “Temos aqui residentes médicos e multidisciplinares, e um incentivo muito grande na parte de pesquisa, somente neste ano foram desenvolvidas quase 50 pesquisas no hospital. Trabalhar numa instituição que oferece excelentes condições de trabalho, faz com que o ensino oferecido possa ser exercido com segurança, nossos residentes são os profissionais do futuro e se eles estiverem imbuídos de um aprendizado pautado no respeito, qualidade e segurança eles vão poder multiplicar essas ações em muitos outros lugares”.
Mais informações: (62) 3209-9700
Fonte: Goiás Agora
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