Com a greve parcial dos Correios, o Procon esclarece as dúvidas mais frequentes dos consumidores, mesmo sabendo que Goiás não aderiu ao movimento, Porém, como existe a adesão de vários sindicatos da categoria em todo o País, a paralisação pode atingir os serviços prestados pelos Correios no Estado, explica o órgão de defesa do consumidor.
Dúvidas dos consumidores:
– Pagamentos mensais de boleto – Os consumidores precisam saber quais são as prestações que devem ser liquidadas mensalmente. Caso o boleto não seja entregue antes do vencimento, deverá entrar em contato com a empresa credora, pois ela tem o dever de garantir outras formas de acesso ao boleto, como por exemplo: envio da segunda via por email ou fax, código de barras, prorrogação do vencimento ou outra forma que o consumidor entender mais fácil. No caso da empresa não providenciar o envio da fatura requerida pelo consumidor, este poderá procurar o Procon para registrar o fato e buscar solução do problema, pois a existência da greve não o isenta de pagamento até a data do vencimento.
– Contratação de serviços – Se a contratação tiver sido feita diretamente com os Correios – Sedex 10 ou Carta Registrada, e não chegar no prazo estipulado, é direito do consumidor o ressarcimento.
– Aqueles que precisam enviar encomendas ou correspondências com urgência e forem afetados com a paralisação dos Correios de outros estados, devem optar por outros serviços de entregas.
– Compra de produtos a distância – os Correios são apenas intermediário, assim, o vendedor do produto deve garantir a entrega no prazo anunciado, contratando, por exemplo, uma transportadora. Em não o fazendo, o consumidor tem direito de cancelar a compra. O não recebimento a tempo de boletos, cobranças bancárias, cartão de crédito ou outro tipo de cobrança não retiram do consumidor a obrigação de efetuar o pagamento. Antes do vencimento o consumidor deverá contatar a empresa, para definir uma segunda opção de pagamento. Assim, o consumidor evita aborrecimentos, como cobrança de eventuais encargos, negativação do nome ou cancelamento do serviço.
Quaisquer dúvidas o consumidor pode procurar o Procon, por meio dos seguintes canais de atendimento: Disque Denúncias 151 (Goiânia e Região metropolitana) ou (62) 3201-7100; – Atendimento presencial: Procon na Rua 8, nº 242, no centro de Goiânia, e em todos os postos de atendimento, instalados nos Vapt Vupts; – Atendimento virtual : http://www.webprocon.com.br/goias.
Mais informações: (62) 3201-7134
Fonte: Goiás Agora
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